Identidade Verbal .
Branding . Comunicação

Naming
O nome de uma marca, junto com o logo, é o primeiro contato que uma pessoa tem com o seu negócio.
Não há regras para a construção de um naming: ele pode ser em português ou em um idioma inventado, fazer alusão direta ou não ao segmento ou produto, ou seguir um caminho totalmente abstrato. O importante é que ele transmita o seu propósito e faça parte de uma narrativa verdadeira e coerente.
OCYÁ

A marca Ocyá fala da relação de união e afeto com o oceano, com quem estaremos para sempre conectados.
Ocyá é a junção de "oceano" + "cy", que é mãe em tupi, com a licença poética de trazer o significado de "mar como mãe da vida", que nos protege, nos dá força e alimenta.
Para sua criação, feita em parceria e a convite da Carol Leta, partimos de um bate-papo onde entendemos tanto o modelo de negócio do restaurante, focado em frutos do mar, quanto o sentimento que os sócios desejavam passar de conexão e respeito pelos oceanos.
O MAR ENSINA

Mar Ensina é o projeto de educação do grupo Ocyá que se dedica a expandir o conhecimento sobre a cadeia do pescado, da pesca à cozinha.
Liderado pelo chef Gerônimo Athuel, envolve experiências teóricas e práticas sobre pesca, manipulação, conservação e culinária de peixes.
O objetivo é promover o respeito pelo pescado, pelo trabalho dos pescadores e pelo uso sustentável dos recursos do mar.
Para criar o naming, eu e Carol Leta nos inspiramos nessa relação de respeito e amor com o mar, uma fala que ecoa na voz de quem encontra nas águas um aprendizado diário.
PALMA

Palma, substantivo feminino
Ramo de palmeira.
A parte côncava da mão.
Dar a palma: considerar alguém vencedor.
Levar a palma: alcançar a vitória.
Da palma da mão, que é o que usamos para tocar o mundo, até o bem-estar da alma. Foi dessa ideia que nasceu o nome da nova marca da amiga Giovanna Nader, que tem como causa o Cerrado. Para chegar a ele, eu e Leo Pope fizemos um processo de naming, que passa por entender o propósito da marca, a mensagem que deseja passar e que sonoridades e línguas são bem-vindas na composição.
Falando mais sobre a marca, a Palma apresenta um novo jeito de se cuidar, apoiando as preciosidades do segundo maior bioma brasileiro, que abriga uma das maiores biodiversidade do mundo. Tudo com mais afeto e responsabilidade.
ÓKÁ

ÓKÁ é uma marca de objetos para casa, criada pela artista plástica Sandra Barreiro.
Para criar o naming, eu e Leo Pope reunimos os desejos da Sandra: um nome forte, que passasse a identidade brasileira e o seu amor pelos temas que remetem à nossa terra.
ÓKÁ vem do termo 'oca' ou 'oka' dos povos originários do Brasil. A palavra é usada em geral para referir-se a uma grande construção, que serve de moradia ou ponto de encontro. Local de união, de proteção, onde todos se integram. Em tupi-guarani significa "cobrir".
O nome ÓKÁ é uma homenagem e ao mesmo tempo um desejo de que toda casa tenha também este espírito.
ÓKÁ

Setta é um multi family office, que trabalha com duas áreas complementares: Wealth Management e Wealth Planning.
Desenvolvido em um trabalho de estratégia e posicionamento realizado junto a Casa 6D, o nome remete à direção, foco, força e movimento assertivo.
BOSKY

BOSKY é uma empresa de gestão florestal, que tem como missão garantir as florestas tropicais para as futuras gerações, de maneira sustentável, através de metodologia tecnológica própria.
Para criar o naming, eu e Leo Pope recebemos dos sócios o desafio de achar um nome que fosse de fácil assimilação para o público brasileiro e estrangeiro, e que, ao mesmo tempo revelasse um pouco sobre a área de atuação, sem ser óbvio, gerando curiosidade.
Em tradução para o português, BOSKY é “boscoso” e se refere à abundância de árvores, a locais cobertos por plantas. Além deste significado, dentro da brincadeira com a língua portuguesa x inglês, a terminação “sky” como uma referência ao céu, representando o espelhamento entre o que acontece em cima e embaixo de nós.

